A avaliação tem como objetivo diagnosticar o processo de produção do conhecimento científico e/ou tecnológico da pesquisa.
A avaliação de projetos de pesquisa deve ser entendida como parte de um processo formativo, onde valores como transparência e pró-atividade devem prevalecer. A ideia da avaliação como competição, focada na divisão entre “melhores” e “piores” necessita ser substituída por um entendimento mais amplo sobre a importância do desenvolvimento da pesquisa em todos os níveis de ensino. Orientadores, professores, avaliadores e alunos pesquisadores devem trabalhar juntos nesse sentido, assimilando as imperfeições e contribuindo para a melhoria contínua do processo de avaliação.
A avaliação da Mostratec é feita por profissionais organizados em bancas. Para esse processo são convidados professores e profissionais pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento para integrarem as bancas de avaliadores, os quais não possuem qualquer vínculo empregatício com a Fundação Liberato nem com as escolas-expositoras para garantir a isenção e a lisura do processo.
Veja também:
Confira as notícias da Mostratec e fique atualizado sobre as novidades. |
Conheça os eventos que acontecem em paralelo a Mostratec |
Quer participar da Mostratec? Clique aqui e veja o que você precisa saber! |