Realização:

Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

  • Português
  • Español
  • English

Plano de pesquisa

Pesquisa com Seres Humanos

Detalhar todos os procedimentos, incluir o que será pedido aos participantes da pesquisa.

Descrever a Avaliação dos Riscos e como estes serão minimizados.

Descrever a amostra (participantes da pesquisa) que será estudada:

  • Número de participantes e dados gerais dos participantes (podem incluir informações como: idade, escolaridade, sexo, status socioeconômico, etc.)
     
  • Processo de recrutamento (onde e como os participantes serão recrutados)
     
  • Procedimentos para obtenção do consentimento (se houver). Incluir a maneira como informará aos potenciais participantes sobre a natureza voluntária da participação e sobre o direito de se retirar da pesquisa a qualquer momento.
     
  • Estratégias utilizadas para manter a privacidade e a confidencialidade.

Incluir questionários de pesquisa, se forem utilizados:

  • Listar e descrever os meios (questionários, pesquisas, etc.) utilizados e como você medirá a variável de interesse (observações de comportamento, tempo, etc.).
     
  • Descrever estresse emocional e conseqüências em potencial.

Descrever quaisquer atividades físicas ou procedimentos, se forem feitos, e avaliar criticamente o risco:

  • Tipo e duração da atividade/exercício físico
     
  • Método de ingestão, quantidades, intervalos, etc.

 

Pesquisa com Animais Vertebrados

Discutir brevemente ALTERNATIVAS EM POTENCIAL ao uso de animais vertebrados. Apresentar uma justificativa detalhada para o uso desses animais.

Explicar quaisquer impactos em potencial, ou contribuições, deste projeto.

Descrever todos os procedimentos que serão utilizados:

  • Incluir métodos utilizados para minimizar qualquer desconforto (dor, ferimento ou outro desconforto) ao animal durante a experimentação.
     
  • Dosagens de drogas e concentrações químicas detalhadas.

Descrever os números (quantidade, espécies, gênero, idade, etc.). Incluir uma justificativa para a quantidade planejada para essa pesquisa.

Descrever a jaula/cercado em que o animal ficará, bem como os cuidados que serão dispensados a ele diariamente.

Descrever o que ocorrerá aos animais após o fim da experimentação.

Agentes Biológicos Potencialmente Perigosos

Descrever o processo final e a fonte de obtenção dos agentes, as precauções de segurança e os métodos de descarte.

Substâncias Químicas, Atividades ou Equipamentos Perigosos

Descrever o processo de avaliação de riscos bem como seus resultados. Detalhar concentrações químicas e dosagens de medicamentos e drogas. Descrever também precauções de segurança para minimizar o risco e os métodos de descarte (se forem utilizados).

Estrutura do plano de pesquisa

TEMA

É o aspecto do assunto que se deseja abordar, provar ou desenvolver.

JUSTIFICATIVA

A justificativa, num projeto de pesquisa, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é de fundamental importância, deve ser efetivado e é relevante para a sociedade ou para alguns indivíduos que se beneficiarão com a pesquisa. Deve aparecer como as informações geradas pela pesquisa são úteis e a quem. O que a pesquisa irá agregar e que decisões poderão ser tomadas a partir dos dados gerados.

A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, justifica a necessidade de se levar a efeito a realização de tal empreendimento e encaminha para a formulação do problema.

Deverá ser ressaltado no trabalho que existem outros trabalhos que evidenciam a importância do tema da pesquisa e estes devem ser referenciados.

PROBLEMA

O problema tem como origem uma situação que provoca questões sobre o tema e pode ser definido pela própria vivência do pesquisador ou indicado por profissionais ligados ao tema. A partir da identificação do problema, elabora-se uma questão específica a ser respondida pela pesquisa, ficando assim estabelecido um foco de estudo para responder a questão. As questões de pesquisa devem ser passíveis de respostas as quais devem ser obtidas com metodologia científica e/ou tecnológica/de engenharia.

HIPÓTESE

A hipótese é uma possível resposta à questão estabelecida no problema do projeto de pesquisa.  Segundo Bello (2009, p. 23), é uma pré-solução para o problema levantado no tema escolhido para a pesquisa.

Dependendo da opção metodológica feita, a pesquisa não precisará obrigatoriamente estabelecer hipóteses. Para pesquisas do tipo levantamento ou pesquisas tecnológicas, por exemplo, hipótese não se torna um item formal obrigatório.

OBJETIVOS

A definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa e devem corresponder às questões propostas.

OBJETO

É o que vai fazer.  A partir do objeto é definida a área da pesquisa e a classificação em pesquisa científica ou tecnológica.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Neste momento, o pesquisador busca, localiza e revisa a literatura onde obterá  material bibliográfico que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa, tais como livros, artigos científicos, revistas, jornais, normas técnicas, legislação, etc.

METODOLOGIA

A Metodologia, que também é chamada de Materiais e Métodos, é a descrição da estratégia a ser adotada, onde constam todos os passos e procedimentos adotados para realizar a pesquisa e atingir os objetivos.

Depois de realizar as opções, deve ser feita a descrição detalhada de como será feita a pesquisa (como os dados serão coletados, questionários, entrevistas, amostras e etc) e de como será feita a análise dos dados que serão obtidos. Deve ser incluído o cronograma, os recursos que serão necessários e a avaliação.

CRONOGRAMA

É um planejamento adequado do tempo que o pesquisador terá para realizar o trabalho, especificando as atividades a serem cumpridas.

ANÁLISE DE DADOS

Deve mostrar como será feita a análise, avaliação dos dados, com o que vai comparar, vai usar algum método estatístico? Como vai poder dizer se os resultados estão bons ou não, vai comparar os resultados com o quê, com especificações de alguma norma ou com os resultados de algum autor, ou com que outro tipo de pesquisa?

REFERÊNCIAS

A referência dos documentos efetivamente citados dentro do projeto da pesquisa é um item obrigatório para a elaboração do Projeto.

Liste pelo menos cinco referências principais (por exemplo, artigos de jornais, revistas científicas, livros, sites de internet, etc.) da sua pesquisa bibliográfica. Se você utilizar animais vertebrados, dê uma referência adicional sobre os cuidados com o animal.