Plano de Pesquisa

O Plano de Pesquisa é o planejamento inicial de todo projeto científico. Nesse plano, o pesquisador delineia o foco e explicita os passos que irão nortear a execução do projeto: o que será estudado, por que, para que, como e quando.

Confira a estrutura do plano de pesquisa e as orientações de acordo com os itens envolvidos:

Estrutura do Plano de Pesquisa

TEMA

Tema é o assunto que se deseja abordar, estudar, pesquisar ou desenvolver. A escolha do tema deve levar em conta as aptidões e características do pesquisador.

JUSTIFICATIVA

A justificativa explicita a razão e a importância da realização da pesquisa e encaminha para a formulação do problema. Além disso, deve descrever outros trabalhos relevantes realizados na área e abordar como e a quem os resultados do estudo podem trazer contribuições.

PROBLEMA

O problema tem como origem uma situação que provoca questionamentos sobre o tema e pode ser definido a partir da própria vivência do pesquisador ou ser indicado por profissionais ligados ao tema. A partir da identificação do problema, elabora-se uma questão específica passível de ser respondida pela pesquisa, seguindo os passos da metodologia científica e/ou tecnológica/de engenharia.

HIPÓTESE

A hipótese é uma possível resposta à questão estabelecida no problema do projeto de pesquisa.  Segundo Bello (2009, p. 23), é uma pré-solução para o problema levantado no tema escolhido para a pesquisa.

Dependendo da opção metodológica feita, a pesquisa não precisará obrigatoriamente estabelecer hipóteses. Para pesquisas do tipo levantamento ou pesquisas tecnológicas, por exemplo, hipótese não se torna um item formal obrigatório.

OBJETIVOS

A definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Os objetivos devem corresponder às questões propostas.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Neste momento, o pesquisador busca, localiza e revisa a literatura onde obterá  material bibliográfico que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa, tais como livros, artigos científicos, revistas, jornais, normas técnicas, legislação, etc.

METODOLOGIA

A Metodologia, que também é chamada de Materiais e Métodos, é a descrição da estratégia a ser adotada, onde constam todos os passos e procedimentos adotados para realizar a pesquisa e atingir os objetivos.

Depois de realizar as opções, deve ser feita a descrição detalhada de como será feita a pesquisa (como os dados serão coletados, questionários, entrevistas, amostras e etc) e de como será feita a análise dos dados que serão obtidos. Deve ser incluído o cronograma, os recursos que serão necessários e a avaliação.

CRONOGRAMA

É um planejamento adequado do tempo que o pesquisador terá para realizar o trabalho, especificando as atividades a serem cumpridas.

ANÁLISE DE DADOS

Deve mostrar como será feita a análise, avaliação dos dados, com o que vai comparar, vai usar algum método estatístico? Como vai poder dizer se os resultados estão bons ou não, vai comparar os resultados com o quê, com especificações de alguma norma ou com os resultados de algum autor, ou com que outro tipo de pesquisa?

REFERÊNCIAS

A referência dos documentos efetivamente citados dentro do projeto da pesquisa é um item obrigatório para a elaboração do Projeto.

Liste pelo menos cinco referências principais (por exemplo, artigos de jornais, revistas científicas, livros, sites de internet, etc.) da sua pesquisa bibliográfica. Se você utilizar animais vertebrados, dê uma referência adicional sobre os cuidados com o animal.

Pesquisa com Seres Humanos

Detalhe todos os procedimentos, incluindo o que será pedido aos participantes da pesquisa.

Avalie e descreva os riscos e como estes serão minimizados.

Descreva a amostra (participantes da pesquisa) que será estudada:

  • Número de participantes e dados gerais dos participantes (podem incluir informações como: idade, escolaridade, gênero, status socioeconômico, etc.).
  • Processo de recrutamento (onde e como os participantes serão recrutados).
  • Procedimentos para obtenção do consentimento (se houver). É necessário incluir  como os potenciais participantes serão informados sobre a natureza voluntária de sua colaboração e sobre o direito de se retirar da pesquisa a qualquer momento.
  • Estratégias utilizadas para manter a privacidade e a confidencialidade.

Inclua questionários de pesquisa (se forem utilizados):

  • Liste e descreva os meios (questionários, pesquisas, etc.) utilizados e como você medirá a variável de interesse (observações de comportamento, tempo, etc.).
  • Descreva estresse emocional e consequências em potencial.

Descreva quaisquer atividades físicas ou procedimentos (se forem realizados) e avalie criticamente o risco:

  • Tipo e duração da atividade/exercício físico.
  • Método de ingestão, quantidades, intervalos, etc.

Pesquisa com Animais Vertebrados

Discuta brevemente ALTERNATIVAS EM POTENCIAL ao uso de animais vertebrados. Apresente uma justificativa detalhada para o uso desses animais.

Explique quaisquer impactos em potencial ou contribuições do projeto.

Descreva todos os procedimentos que serão utilizados:

  • Inclua métodos que serão utilizados para minimizar qualquer desconforto (dor, ferimento ou outro desconforto) ao animal durante a experimentação.
  • Detalhe dosagens de drogas e concentrações químicas.

Descreva os números (quantidade, espécies, gênero, idade, etc.). Inclua uma justificativa para a quantidade planejada para essa pesquisa.

Descreva a jaula/cercado em que o animal ficará, bem como os cuidados que serão dispensados a ele diariamente.

Descreva o que ocorrerá aos animais após o fim da experimentação.

Agentes Biológicos Potencialmente Perigosos

Descreva o processo final e a fonte de obtenção dos agentes, as precauções de segurança e os métodos de descarte.

Substâncias Químicas, Atividades ou Equipamentos Perigosos

Descreva o processo de avaliação de riscos, bem como seus resultados. Detalhe concentrações químicas e dosagens de medicamentos e drogas. Descreva também precauções de segurança para minimizar o risco e os métodos de descarte (se forem utilizados).