Festival Maker de Robótica

MOSTRABOT               Sobre o festival

MOSTRABOT - O robô da MOSTRATEC na sua casa!

O robô da MOSTRATEC, o MOSTRABOT é um projeto viabilizado pela Equipe de Robótica da Fundação Liberato em parceria com a EJR Robótica Educacional e SKA. O projeto consiste em um mini-curso, onde o participante irá passar pelas etapas necessárias para montar o seu próprio MOSTRABOT em casa. Todo o material necessário é fornecido e entregue em sua casa junto com o curso. Além disso, o curso dará noção prática de como funcionam conceitos como a indústria 4.0. Durante o mini-curso, serão apresentados diversos exemplos, códigos e formas de controlar o robô, explicando então, com detalhes, pra viabilizar o conhecimento desde quem nunca mexeu com robótica anteriormente até o público mais entusiasta, que terá então como extrair dicas de quem trabalha com robótica no dia a dia.

O curso vai ocorrer via YouTube de forma ao vivo nos dias 9, 10 e 11 de dezembro a partir das 9 horas da manhã. Serão tiradas dúvidas de forma online com os participantes

ACESSE AQUI OS VÍDEOS AO VIVO

e os vídeos ficarão gravados para serem assistidos quando e quantas vezes desejar!

Sobre o festival

O Festival Maker Mostratec de Robótica é um evento integrado à feira e focado na divulgação da cultura do “faça você mesmo” com ênfase na robótica educacional livre.

“Maker” ou “faça você mesmo” é um movimento que incentiva o uso das tecnologias livres disponíveis na internet para que as pessoas façam suas próprias coisas, que elas possam ser responsáveis pela manutenção, conserto ou até mesmo inventar algo novo.

Placas eletrônicas de controle como Arduino e Raspberry Pi são as principais responsáveis por permitir que muitas pessoas aprendam a programar e a trabalhar de forma simples com tecnologia, eletrônica e automação mesmo não possuindo formação relacionada a estas áreas do conhecimento.

Controlar a irrigação da horta ou jardim, montar um alimentador automático para animais de estimação, abrir ou fechar automaticamente as cortinas controlando a luminosidade de um ambiente são pequenos exemplos de aplicação destas ferramentas.

A robótica livre, um segmento importante no movimento maker, ocupa um lugar de destaque no evento pois é uma ferramenta pedagógica poderosa onde os alunos , ao projetar e montar um robô, colocam em prática os conhecimentos de diferentes áreas das ciências e da tecnologia.