Festival Maker de Robótica

O que é?
* Programação (2020) será divulgada em breve.

Festival Maker Mostratec de Robótica é um evento integrado à feira e focado na divulgação da cultura do “faça você mesmo” com ênfase na robótica educacional livre.

“Maker” ou “faça você mesmo” é um movimento que incentiva o uso das tecnologias livres disponíveis na internet para que as pessoas façam suas próprias coisas, que elas possam ser responsáveis pela manutenção, conserto ou até mesmo inventar algo novo.

Placas eletrônicas de controle como Arduino e Raspberry Pi são as principais responsáveis por permitir que muitas pessoas aprendam a programar e a trabalhar de forma simples com tecnologia, eletrônica e automação mesmo não possuindo formação relacionada a estas áreas do conhecimento.

Controlar a irrigação da horta ou jardim, montar um alimentador automático para animais de estimação, abrir ou fechar automaticamente as cortinas controlando a luminosidade de um ambiente são pequenos exemplos de aplicação destas ferramentas.

A robótica livre, um segmento importante no movimento maker, ocupa um lugar de destaque no evento pois é uma ferramenta pedagógica poderosa onde os alunos , ao projetar e montar um robô, colocam em prática os conhecimentos de diferentes áreas das ciências e da tecnologia.

Quem participa?

Instituições públicas e privadas, hobistas e profissionais que trabalhem com robótica e com projetos maker, escolas com projetos de robótica, fab labs, makerspaces, palestrantes e voluntários.

Mais informações:
Augusto Bemfica Mombach (robotica@liberato.com.br)
Coordenador da Equipe de Robótica Liberato e do Festival Maker Mostratec de Robótica

Como funciona?

 Programação 2020 será divulgada em breve.