Geral

Alunos da Liberato participam Regeneron ISEF

By 30 de abril de 2024 Sem comentários

Os alunos Marina Duarte Martins e Pedro Henrique Stecanella, do Curso Técnico em Química, participarão da Renereon ISEF, que acontecerá de 11 a 17 de maio, em Los Angeles (EUA).

O projeto apresentado por eles é “Do marketing à ciência: combatendo o greenwashing com um novo método rápido, preciso e de baixo custo para avaliação da biodegrabilidade de plásticos”. A orientação é da Professora Schana Andréia da Silva com coorientação da Auxiliar de Ensino, Maria Angélica Thiele Fracassi. O projeto foi credenciado para a feira através da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace).

Sobre o projeto
Polímeros biodegradáveis são uma opção mais amigável ao meio ambiente para lidar com o problema dos resíduos plásticos. No entanto, os testes para verificar se esses polímeros realmente se degradam são caros e demorados, o que dificulta o desenvolvimento de novos produtos e pode levar à promoção enganosa de produtos como sendo mais ecológicos do que realmente são, uma prática chamada de greenwashing.

O projeto propõe um novo método mais rápido e de baixo custo para testar a biodegradabilidade de plásticos, usando a técnica de bioaumentação para acelerar o processo de degradação em laboratório. O método desenvolvido foi testado em 9 polímeros diferentes, oferecendo resultados coerentes com a biodegradabilidade de cada um. Na degradação de celulose, por exemplo, que é material de referência nestes testes, foi possível atingir 70% de biodegradação em apenas 28 dias, em comparação com os 180 dias dos métodos tradicionais.

Além disso, o método foi usado para testar diferentes tipos de plásticos, incluindo alguns que se diziam biodegradáveis, mas não apresentaram degradação durante o teste. Isso revela a importância do método como uma ferramenta para evitar práticas de greenwashing e promover um futuro mais sustentável.

Compartilhe este post: