Notícias

Curso de Metodologia da Pesquisa

By 19 de abril de 2012 Sem comentários

O Curso de Metodologia da Pesquisa tem por objetivos conscientizar os professores sobre a importância da metodologia de pesquisa e desenvolvimento de projetos, enquanto metodologia de ensino, a fim de propiciar a aprendizagem significativa e a construção do conhecimento; instrumentalizar professores sobre os princípios que norteiam a metodologia científica e tecnológica, visando motivá-los a trabalhar e a orientar projetos junto a seus alunos, em suas escolas, nas diversas áreas do conhecimento; estimular a realização e qualificação de feiras escolares, municipais e estaduais com o objetivo de descobrir talentos; aumentar o número de professores orientadores de projetos de alunos a fim de ampliar o conhecimento, disseminar o espírito de pesquisa e inovação no país.

PÚBLICO-ALVO
Professores de ensino fundamental, médio e/ou técnico, auxiliares de ensino e pessoas interessadas no tema.

MATRÍCULAS
Até 17/05/2012 na APM-Liberato, das 8h às 21h, mediante o pagamento da primeira parcela e apresentação do comprovante de residência e cópias do RG e CPF. Endereço: Rua Inconfidentes, 395 – bairro Primavera – Novo Hamburgo/RS – Fone: 3584-2029.

NÚMERO DE VAGAS
O número de vagas oferecidas será limitado.

INVESTIMENTO
Ex-alunos, auxiliares de ensino e professores da Fundação Liberato – 2 parcelas de R$75,00. Demais interessados – 2 parcelas de R$95,00. Os pagamentos parcelados serão somente através de cheques pré-datados ou boletos bancários (custo do aluno). À vista terá 5% de desconto.

CALENDÁRIO E HORÁRIO DAS AULAS
As aulas ocorrerão nas segundas-feiras. Módulo 1 (presencial) – 20h: nos dias 21 e 28 de maio das 08h às 12h e das 13h às 17h; 04 de junho das 08h às 12h. Módulo 2 (à distância) – 20h.

PROGRAMA
Módulo 1 (presencial) – 20h: Relação entre a pesquisa e as competências; qualidades do investigador; classificação da pesquisa; projeto de pesquisa e sua importância; tipos de projetos; como orientar e porque orientar um projeto; o papel do orientador; fases da pesquisa; caderno de campo ou diário de bordo; roteiros de projetos; relatório de pesquisa (roteiro, normas técnicas); como apresentar um projeto executado (oral, display, pôster e postura); feira de ciências: municipal, estadual, nacional, internacional, para que fazer e como montar; ética e segurança na pesquisa; avaliação de projetos; experiências no ensino de projetos de pesquisa.

Módulo 2 (à distância) – 20h: Os professores retornam à sua escola onde deverão elaborar e desenvolver um projeto seu, orientando grupo (s) de alunos e depois deverão fazer uma apresentação de seu trabalho através de pôster e exposição oral, em data a combinar. A escola onde o professor atua deverá estar ciente e aprovar o projeto do professor.

DOCENTES
André Luís Viegas: Bacharel em Química (ULBRA, 2008). Técnico em Química (Fundação Liberato, 2000).
Dalva Inês de Souza: Doutoranda em Engenharia, ênfase em Ciências dos Materiais (UFRGS, 2012). Mestre em Engenharia Ambiental, ênfase em Tecnologias Limpas (UFRGS, 2002). Especialista em Administração e Supervisão Escolar (Unisinos,1983). Licenciada em Química (PUC/RS, 1982). Foi coordenadora do Programa de Capacitação de Professores na Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica pela parceria Mostratec-Febrace-Intel. Atuou na comissão organizadora da Mostratec e orientou muitos projetos. Atualmente presta assessoria e consultoria nas áreas de projetos de pesquisa científica e tecnológica, programas de educação ambiental e outros.
Hélio Luiz Brochier: Doutorando em Ciências (Universidade Burgos, 2008). Mestre em Engenharia da Produção (UFSM, 2002). Especialista em Administração de Sistemas (PUC/RS, 1985).Graduado em Pedagogia (FAPA, 1983).
Marlene Christel Grams Teixeira: Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Feevale – 1997). Licenciada em Enfermagem (UNISINOS – 1987). Graduada em Enfermagem (UNISINOS, 1986).

OBSERVAÇÕES
(1) A Fundação Liberato reserva-se o direito de certificar somente quem obtiver 75% da frequência, entregar o relatório escrito e apresentar o projeto. (2) A Fundação Liberato reserva-se o direito de cancelar o curso caso não ocorra o número de matrículas mínimo para o equilíbrio econômico do mesmo, neste caso, devolverá integralmente os valores pagos.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário