Geral

Prêmio Jovem Cientista destaca três jovens pesquisadoras do RS

By 15 de junho de 2022 Sem comentários

O Prêmio Jovem Cientista – Assembleia Legislativa/RS, foi entregue nesta quarta-feira (15), às estudantes de escolas públicas cujos projetos obtiveram maior pontuação individual na edição Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) do ano passado.

A distinção tem por objetivo reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas de ensino médio e da educação profissional de nível técnico do Rio Grande do Sul. Foi criado em 2009, por iniciativa do então Deputado Ronaldo Zülke (PT). Através do prêmio, as estudantes participarão da 74ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC Jovem), que acontece entre os dias 24 e 30 de julho, em Brasília (DF).

Em seu pronunciamento, o Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Deputado Beto Fantinel (MDB), que representou o Presidente do parlamento gaúcho, Deputado Valdeci Oliveira (PT), colocou a Comissão e a Assembleia à disposição para que as estudantes colaborassem com ideias que venham a contribuir com o desenvolvimento da pesquisa no Rio Grande do Sul.

Já o Diretor Executivo da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans, salientou da importância da Mostratec no contexto da pesquisa dos estudantes: “Quando assistimos a entrega de premiações como esta, que contempla jovens pesquisadores do Estado, comprovamos que a semente que plantamos há 37 anos, quando a Mostratec iniciou, deu bons frutos. O papel da escola de incentivar a pesquisa é muito gratificante”, destacou durante seu pronunciamento.

As estudantes premiadas são:

1º Lugar 
Victória Leal Altmayer Silva 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório
Projeto: Eco-Socius: O comportamento dos jovens brasileiros na Economia Circular.
Orientadora: Flávia Santos Twardowski Pinto.

2º Lugar 
Amanda de Lorenzi Borges 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório
Projeto: Estudo de extratos aquosos de plantas medicinais na inibição do agente causal da Sigatoka-amarela – Fase II.
Orientadora: Flávia Santos Twardowski Pinto.

3º Lugar 
Anny Mayumi Fujimoto 
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo)
Projeto: Avaliação da atividade antifúngica do extrato alcoólico de Spirulina platensis frente ao Aspergillus spp.
Orientadora: Maria Angélica Thiele Fracassi.

Também estavam presentes na cerimônia, o Presidente do Conselho Técnico Deliberativo da Liberato (CTD), Nemauro Oscar Walber; a Presidente da Associação de Pais e Mestres (APM), Marlise Policastro Panazzolo; o Secretário Executivo da Liberato, Paulo Thiele; o Diretor de Pesquisa, Leori Tartari; o Coordenador Geral da Mostratec 2020/2022, Jader Bernardes; o Membro da Comissão Central da Mostratec 2022, André Viegas; o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Júlio Xandro Heck; além de familiares, representantes da imprensa e demais convidados.

Parabéns!

 

 

 

 

Compartilhe este post: